“Vivemos em uma sociedade que apresenta vários preconceitos”, diz Eduardo Leite em encontro com a ministra da Igualdade Racial
O governador Eduardo Leite recebeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no Palácio Piratini, para tratar de políticas públicas de combate ao racismo no Estado.
“Vivemos em uma sociedade que apresenta vários preconceitos. Esse, especialmente, vem dividindo o povo, e mudar o cenário é tarefa de todos nós”, afirmou Leite durante o encontro, realizado na segunda-feira (14). “A presença da bancada negra na Assembleia Legislativa, nesse sentido, é muito significativa, pois confere representatividade política, ajudando a colocar o tema em evidência”, prosseguiu o governador.
O chefe do Executivo também enfatizou o fato de que, pela primeira vez, o Plano Plurianual do Rio Grande do Sul terá uma ação programática especificamente voltada para o combate ao racismo e à desigualdade étnico-racial.
A ministra destacou a importância da transversalidade. “Ações transversais, que envolvam diferentes pastas, são fundamentais. É o caso, por exemplo, da Lei de Cotas, que diz respeito à educação e à igualdade racial”, explicou Anielle, que é irmã da vereadora do Rio Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018. “Para isso, é necessária uma atitude de comprometimento, pois estamos falando de uma série de iniciativas conjuntas com vistas a garantir o avanço das pautas de interesse”, disse a ministra.
Durante a reunião, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, apresentou programas e ações desenvolvidos pelo governo gaúcho para combater o racismo.
Fonte: O Sul