Chuvas causam danos em casas, alagamentos e desalojados no RS
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul têm causado diferentes transtornos nesta segunda-feira. De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil Estadual, em Nova Bassano, no Nordeste do Estado, cerca de 35 residências tiveram danos em seu interior devido ao alto volume das chuvas, ocasionado pela inundação do rio Sabiá. Cerca de 90 pessoas se encontram desalojadas. Já em Sarandi, 40 casas foram atingidas por queda de granizo.
Já na cidade de São Jorge, também no Nordeste gaúcho, cerca de 30 residências tiveram danos, em razão do alagamento de várias vias. Devido ao alto volume das chuvas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realiza o auxílio das pessoas e está fazendo o levantamento dos estragos.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado, a chuva e o vento causaram o cancelamento de desfile da Educação Infantil na cidade. O evento, que ocorreria às 14h30min, na avenida Presidente Vargas, faz parte da Semana da Pátria. Cerca de 20 educandários e instituições estariam envolvidas na festividade.
Em Porto Alegre também há problemas em função do mau tempo. A chuva causa acúmulo de água, além da queda de árvores. Na rua Hoffmann com a avenida Cristóvão Colombo, a passagem foi totalmente bloqueada por uma vegetação que cedeu.
De acordo com a Defesa Civil, em Passo Fundo, a tempestade com granizo atingiu cerca de 20 residências. O órgão ainda faz o levantamento dos estragos, já que a cidade está com bocas de lobo entupidas, com pelo menos três árvores caídas e 12 vias com alagamento. Já a cidade de Santo Expedito do Sul, também tem pontos de acúmulo de água e quedas de árvore na área rural.
Em Lajeado do Bugre, a chuva de granizo foi registrada e atingiu cerca de 20 casas, enquanto em Boa Vista das Missões, a chuva danificou cinco residências. Em Ibiraiaras, uma queda de árvore sobre uma casa causou dano total na estrutura, deixando quatro pessoas desalojadas.
Na cidade de São Jorge, cerca de 30 casas registraram dano por volta do alvo volume de chuvas. Várias ruas da cidade estão alagadas, e o mesmo ocorre em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, na Serra.
No município de Santa Maria, por conta da chuva, o bairro Salgado Filho teve queda de árvores. Já no bairro Nova Santa Marta, houve a queda parcial de um muro. Já em Marau, a Defesa Civil reportou que o nível dos rios da cidade está subindo.
Fonte: CP