Motoristas têm até 31 de outubro para somar notas fiscais e ter descontos no IPVA
Motoristas de veículos registrados no Rio Grande do Sul tem até o dia 31 de outubro para alcançarem o número mínimo de 51 notas fiscais cadastradas no Nota Fiscal Gaúcha e assim obterem descontos no IPVA com vigência de 2024. Para assegurar a redução no tributo, os motoristas inscritos no programa precisam incluir CPF na nota fiscal na hora da compra.
Assim, dependendo do número de documentos somados ao longo do ano, a Receita Estadual concede um percentual diferente de desconto no IPVA 2024. Entram na contabilização do benefício as notas fiscais emitidas desde 1º de novembro do ano passado. O desconto máximo (5%) é obtido quando os motoristas atingem 150 ou mais notas fiscais com CPF.
Quem tiver entre 100 e 149 documentos fiscais registrados terá 3% de redução. Para a soma de 51 a 99 notas, o percentual é de 1%. Além deste desconto haverão outras medidas de redução para o imposto que está por vir, dentre eles o pagamento antecipado e o desconto por bom motorista. Em Passo Fundo, conforme dados da Receita Estadual local, são 82.280 veículos tributáveis e que, na prática, podem ter descontos.
fonte: RDUIRAPURU