Produção industrial avança em nove de 15 locais pesquisados, aponta IBGE

0

Com a variação de 0,4% na produção industrial nacional na passagem de julho para agosto, nove dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional nesse indicador registraram taxas positivas. A indústria do Rio Grande do Sul, com 4,3%, está entre os maiores avanços, juntamente com o Amazonas (11,5%) e o Espírito Santo (5,2%). Os três estados haviam recuado no mês anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São Paulo (3,0%), estado que responde por cerca de 33% da produção industrial do país, também avançou em agosto e exerceu a maior influência positiva sobre o resultado nacional.  “Essa alta vem após dois meses seguidos de queda, período em que a indústria paulista acumulou perda de 3,3%. O aumento se dá pela influência dos setores de produtos químicos, alimentícios e de veículos. No mês anterior, o setor de veículos apresentou retração e o crescimento de agosto representa um movimento compensatório”, explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.

No Rio Grande do Sul (4,3%), o avanço de agosto interrompeu uma sequência de três meses de redução, com queda acumulada de 1,6% no período. “Na indústria gaúcha, o crescimento se deve aos setores de veículos e de derivados de petróleo. Assim como ocorreu em São Paulo, o segmento de veículos apresenta um movimento compensatório, uma vez que houve queda no mês anterior. É um movimento estratégico dentro da própria atividade para equilibrar a oferta e a demanda”, diz.

FONTE: CP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com