Quase 90% das lojas brasileiras adotam o parcelamento sem juros no cartão como estratégia de vendas
Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que quase 90% do varejo brasileiro adota o parcelamento sem juros no cartão de crédito como estratégia de vendas. Em mais de 1 milhão de estabelecimentos (cerca de 47% do setor) têm até metade de seu faturamento obtido por meio dessa modalidade de pagamento.
Para mais de 29% dos varejistas, as vendas parceladas sem juros representam de 50% a 80% do faturamento, o que representa cerca de R$ 929 bilhões anuais. Já para 13,2% dos estabelecimentos, a modalidade corresponde a mais de 80% das vendas, somando R$ 418 bilhões ao ano.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca a importância do parcelamento nas vendas do comércio e o papel do cartão de crédito como fator de consumo nos últimos anos. Ele também enfatiza a necessidade de se discutir a limitação dos juros no crédito rotativo, mencionando as altas taxas – que chegam a 440% ao ano.
Tadros defende a importância de se buscar soluções semelhantes às implementadas no cheque especial no início de 2020.
O levantamento foi realizado por meio de consulta a um total de 6 mil empresas de todos os segmentos e portes do varejo, em todas as 26 capitais estaduais, mais Brasília. Em torno de 10% dos entrevistados não responderam.
FONTE: O SUL.