Gripe Aviária tem uma letalidade de 54% em humanos, afirma diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde

0

Detectada no Brasil pela primeira vez em maio de 2023, a gripe aviária se tornou realidade no Rio Grande do Sul em outubro deste ano. A doença que é transmitida por aves se consolidou no litoral gaúcho em mamíferos aquáticos como leões marinhos. Com a chegada de temperaturas mais altas e do período de veraneio, autoridades gaúchas manifestam preocupação com a doença que pode contaminar seres humanos. Autoridades estaduais alertam que mortalidade da gripe aviária em humanos pode chegar a 54% em caso de contágio.

Em entrevista exclusiva ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, reforçou o apelo para que a população não deixe seus pets se aproximarem da carcaça de animais mortos na beira da praia. “A gente está as vésperas de um feriado importante, onde as pessoas tendem a ir para o litoral. Temos pedido que as pessoas não tentem ajudar e não se aproximem em qualquer situação destes animais silvestres. As pessoas precisam tomar cuidado com os seus pets, que muitas vezes são levados para a beira da praia, e muitas vezes deixam os animais soltos e eles podem se aproximar podendo se expor ao vírus trazendo para dentro de casa a doença”, apelou.

Para Vallandro a pandemia da Covid-19 deixou muitos aprendizados, como por exemplo o distanciamento. Segundo o diretor adjunto do Cevs, não se aproximar de animais mortos ou doentes na beira da praia aumenta a proteção dos seres humanos. “Ele é um vírus influenza, é um vírus de gripe. Então, secreções aerossóis podem transmitir a doença. Por ser uma doença mais específica das aves, e que agora também tem acometido esses mamíferos marinhos, com o potencial de transição a seres humanos, a gente tem dito que não se aproximar nos dá aquela garantia do distanciamento. Não se aproximar é muito, muito importante”, detalhou.

A vacina contra o vírus Influenza que está disponível em toda rede de saúde pública do SUS pode ajudar a prevenir contra a gripe aviária, é o que afirma Marcelo Vallandro. “A vacinação da influenza é muito importante, sim, ela ajuda o nosso sistema imunológico e tem uma certa proteção cruzada, ela não é uma vacina específica contra gripe aviária, mas sim, a gente recomenda, principalmente aqueles grupos prioritários no qual a vacina é indicada. Ter a vacinação contra a Influenza em dia é um auxílio, para nos defender de outros vírus da Influenza”, detalhou.

Fonte: Rádio Guaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com