Tapejara sedia formatura de alunos no Projeto Letramento Em Programação

0

Na tarde quinta-feira (26), a Secretaria de Educação de Tapejara promoveu o encerramento do Projeto Letramento em Programação, um programa educacional que visa promover o pensamento computacional e competências socioemocionais entre estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A formatura, denominada “Tech Oscar,” reuniu 450 alunos de Tapejara e de outros oito municípios da região.

O Letramento em Programação é uma iniciativa fruto da colaboração entre a Secretaria de Educação, Instituto JAMA, Instituto Ayrton Senna, Fundação IMED (agora Atitus) e a ENTER Tech Edu. Seu objetivo é contribuir para a promoção da Educação Integral, usando a programação de computadores como uma ferramenta para desenvolver o pensamento computacional e habilidades interdisciplinares em estudantes.

Segundo a coordenadora-geral de Educação, Jaqueline Palma, o intuito do projeto não é apenas o de formar programadores, e sim, por meio da programação, inspirar e despertar os comportamentos que potencializem essas habilidades, assim, conforme ela, o aluno se torna protagonista nesse processo de ensino-aprendizagem.

Em Tapejara, cerca de 100 alunos, representando as escolas municipais Benvenuta Sebben, Giocondo Canali, Leonel de Moura Brizola, Marieli Andreola, São Paulo, Severino Dalzotto, participaram da ação que contou com encontros semanais com instrutores qualificados, que recebem treinamento da Atitus para, em seguida, transmitir o conhecimento adquirido às crianças e adolescentes. Isso proporcionou um espaço exclusivo para a inclusão digital, ensinando os fundamentos da ciência da computação e estimulando o raciocínio e a lógica, habilidades cada vez mais relevantes na atualidade.

Presente no evento, o coordenadora municipal do projeto, Erica Luiza de Oliveira Tortini, destacou importância do projeto. “Tenho uma alegria imensa por conseguirmos proporcionar para nossos alunos o contato com o mundo digital através desse projeto que eu trabalho como professora e coordenadora desde 2019”. 

O prefeito em exercício de Tapejara, Rodinei Bruel (Gipe) destacou que o Projeto Letramento em Programação, que abrangeu um total de 6.500 estudantes do 4º ao 9º ano, em todo o Sul do Brasil, com a colaboração de 180 professores e coordenadores, demonstra o compromisso da educação de qualidade e a preparação dos jovens para os desafios do século XXI. Com um olhar voltado para o futuro, o projeto deixa uma marca significativa nas vidas dos alunos e na região de Tapejara como um todo.

O evento de formatura também contou com o apoio das empresas Aurora e Italac, que doaram 500 bebidas lácteas cada, proporcionando um lanche especial para todos os participantes. 

Formatura

A formatura em Tapejara reuniu alunos de outros municípios da região, totalizando 450 formandos vindos de Capão Bonito do Sul, Caseiros, Coxilha, Erebango, Lagoa Vermelha, Sananduva e São João da Urtiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com