Programa Jovem Trabalhador promove evento de encerramento das atividades de 2023
Na sexta-feira, 10 de novembro, o Salão do Giti foi palco do encerramento do último encontro do Programa Jovem Trabalhador em Tapejara. Este programa, instituído pela Prefeitura através da Lei nº 1930 em 23 de maio de 1996, tem como principal objetivo proporcionar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para adolescentes de 14 a 17 anos, promovendo, ao mesmo tempo, a continuidade de sua formação escolar e profissionalizante.
O evento contou com uma palestra sobre sexualidade, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos, ministrada por profissionais da área da saúde. A pediatra Ana Maria Zeni e a enfermeira Deane Barroso de Oliveira trouxeram seus conhecimentos, proporcionando aos jovens participantes uma visão ampla e consciente sobre temas fundamentais para o desenvolvimento saudável da juventude.
Atualmente, o Programa Jovem Trabalhador beneficia 33 jovens tapejarenses. Esses adolescentes têm a oportunidade não apenas de ter seu primeiro emprego formal, mas também de receber remuneração mensal pelo Estágio Educativo realizado sob a supervisão de profissionais qualificados. As atividades são desempenhadas em diversas áreas, como nas secretarias da Fazenda, de Assistência Social, de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, creches e escolas municipais.
A adesão ao programa se dá através do cadastro único realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com atendimento diário à população. Os jovens são direcionados às técnicas do Cras, onde são avaliados com base em critérios de renda familiar. Essa avaliação visa garantir a justa oportunidade de inserção no programa, contribuindo para a construção de um futuro promissor para os participantes.
O Programa Jovem Trabalhador, embasado nos artigos 68 e 69 do Estatuto da Criança e do Adolescente, aliados aos artigos 203, II e 227 da Constituição Federal, fundamenta-se no princípio básico do trabalho educativo. Dessa forma, busca-se assegurar que a formação pedagógica, tanto pessoal quanto social, prevaleça sobre o aspecto produtivo, priorizando a continuidade dos estudos escolares e a iniciação profissional dos adolescentes, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho.
Também, participaram do evento, a secretária de Assistência Social, Albina Capeletti; a coordenadora da Pasta, Rosilene Col Debella e a coordenadora do Cras, Francelize Dalmina.