PIB do Brasil mostra consumo em alta e queda de investimentos

0

Indústrias, fábricas,Obras de construção, edifício sede do SENAI,construção civil

Após o bom desempenho no primeiro semestre, a economia brasileira deu uma freada no terceiro trimestre. Com investimento fraco, apesar do consumo mais forte que o esperado, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos) cresceu apenas 0,1% ante os três meses anteriores, informou o IBGE.

O resultado veio bem abaixo do avanço de 1% registrado no segundo trimestre, mas foi melhor do que o esperado. Analistas projetavam uma retração de 0,2%. Com o desempenho do terceiro trimestre, o PIB atingiu um nível 7,2% acima do registrado antes da pandemia de Covid-19, e a economia alcançou o maior patamar da série, iniciada em 1996.

Mesmo que o quarto trimestre seja de avanço nulo, a economia já teria garantido um crescimento de 3%, mostra relatório da corretora Genial Investimentos.

Após a divulgação dos dados pelo IBGE, analistas que projetavam crescimento mais baixo revisaram suas estimativas. A Ativa reviu de 2,5% para 2,9%. A consultoria A.C. Pastore vai revisar sua projeção de 2,9% para 3%.

“O crescimento do quarto trimestre deve ser próximo de zero. Por isso, devemos ter um crescimento em torno de 3% no ano”, explica Juliana Trece, pesquisadora e coordenadora do Monitor do PIB do FGV Ibre.

FONTE: O SUL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com