Prefeitura de Tapejara realiza ações para prevenção da pressão alta e do diabetes

0

Na última semana, a Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu os encerramentos dos grupos de hipertensos e diabéticos, realizados neste ano, pelas equipes dos postos de saúde Nazaré e Santa Paulina. Essa iniciativa destacou-se como uma ação fundamental para o enfrentamento de doenças crônicas que afetam a população tapejarense.

Conforme a coordenadora médica da Secretaria de Saúde, Meiruele Machado Pozzer, a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma condição silenciosa e perigosa que, infelizmente, tem ceifado mais vidas do que há uma década. “Com uma prevalência de 60% entre os idosos, a pressão alta é considerada a doença crônica mais comum entre os brasileiros, afetando cerca de 38 milhões de pessoas. Em um período de dez anos, quase 300 mil brasileiros perderam a vida para essa condição, apesar de ser tratável”, comentou.

Ainda conforme a médica, o diabetes mellitus, caracterizado pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, atinge 7,7% da população brasileira. “Com uma incidência maior entre as mulheres (8,4%) do que entre os homens (6,9%), a doença torna-se mais comum com o aumento da idade, atingindo 19,9% das pessoas entre 60 e 74 anos, e 21,1% daqueles com 75 anos ou mais”, explicou Meiruele ao enfatizar ainda que, o tratamento dessas doenças vai além do uso de medicações. “Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e de lazer, manter um peso adequado, garantir uma boa noite de sono e aumentar o convívio social são medidas essenciais para o controle eficaz da hipertensão e diabetes”, reiterou.

O secretário de Saúde, André Rodrigues da Silva, enfatizou que, ao longo de 2023, os hipertensos e diabéticos de Tapejara participaram de ações preventivas e informativas. “Vários profissionais da atenção básica, como agentes comunitários de saúde, médicos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros e odontólogos, forneceram orientações sobre prevenção e tratamento. Além disso, dinâmicas em grupo, aferição de pressão e medição de glicemia foram realizadas para garantir um acompanhamento abrangente”.

O prefeito Evanir Wolff (Big) ressaltou que a administração municipal está comprometida em oferecer à população de Tapejara tratamento e medidas preventivas para hipertensão e diabetes. “As PICs, a academia de saúde, o horto municipal e as unidades básicas de saúde são algumas das ferramentas utilizadas para cumprir esse compromisso com a saúde pública. Nossas equipes estão transformando a vida das pessoas para melhor. Estamos cuidando dos tapejarenses e faremos isso sempre”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com