Imposto de Renda: prazo para entrega da declaração começa no dia 15 de março
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 será entre 15 de março e 31 de maio. O calendário desta temporada seguirá o mesmo prazo da anterior. O limite até maio era, até então, considerado estendido, já que a medida passou a ser adotada a partir da pandemia da covid. Antes disso, o período de envio do documento terminava em abril.
No ano passado, a data de início, que costumava ser nos primeiros dias de março, também foi adiada. O objetivo foi permitir que os contribuintes tivessem acesso à declaração pré-preenchida desde o começo do prazo de entrega.
Na ocasião, a justificativa foi que a maioria das informações necessárias para estruturar a pré-preenchida chegaram à Receita no final de fevereiro e exigiria um prazo para a consolidação dos dados. Por isso, iniciar o período de entrega mais para frente seria benéfico. A Receita não comentou se essa definição de prazo mantém esse objetivo relacionado à modalidade automatizada em 2024.
Mas é fato que, cada vez mais, a Receita vem dando destaque à declaração pré-preenchida, que é uma espécie de atalho que o contribuinte tem para fazer a declaração. Em 2023, das 41,1 milhões de declarações entregues, 24% delas ou 9,8 milhões foram enviadas no modelo. A expectativa da Receita é receber 25% do total nesse formato.
Para usar a ferramenta, os contribuintes devem possuir uma conta Gov.br, nos níveis Ouro ou Prata.
FONTE: CP.