Santuário de Ibiaçá encerra 72ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora

0

Chegou ao fim, na tarde deste domingo (25), mais uma edição da Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá. O último ato religioso, que marcou o encerramento oficial do evento, contou com bênção final do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, e procissão com o carro andor.

Após 10 meses de preparação – desde definição de tema, celebrações mensais e organização da infraestrutura para acolhida dos devotos – a movimentação em virtude da Romaria começou a se intensificar na sexta-feira passada (16), com o início da novena diária, e foi ganhando ainda mais corpo no decorrer dessa semana.

Conhecida por seu caráter penitencial e pela forte adesão de fiéis de diversas regiões do país, a Romaria teve cerca de 30 padres participantes, além de diáconos e seminaristas da diocese.

A missa principal do sábado à noite, com procissão luminosa e coroação de Nossa Senhora, foi presidida pelo bispo de Lages-SC, Dom Guilherme Atônio Werlang. Já a celebração solene, na manhã deste domingo, foi presidida pelo bispo de Vacaria.

Ao longo da novena diária, o Santuário priorizou padres mais jovens da diocese para conduzir as celebrações. Além do reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin, e do Vigário Paroquial, Pe Ilírio Guadagnin, que celebraram as duas primeiras missas da novena, também estiveram à frente das celebrações os padres Felipe Carra, Elisandro Guindani, Marlon de Aguiar, Edimar Scopel e Renê Zanandrea. Além deles, o bispo de Caçador-SC, Dom Cleocir Bonetti, presidiu a missa de sexta-feira (23) à noite.

As romarias de Ibiaçá começaram em 1953, no ano seguinte à chegada do Pe Narciso Zanatta ao município. Ao ser nomeado pároco, Pe Zanatta instituiu a devoção a Nossa Senhora Consoladora, em cumprimento a uma promessa feita enquanto ainda era seminarista.

Fonte: RD Tapejara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com