Governo gaúcho concederá R$ 213 milhões a produtores rurais para projetos de irrigação
A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) anunciou nessa quinta-feira (29) a destinação de R$ 213,2 milhões para apoio a projetos de irrigação. No foco da iniciativa está a redução dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, o aumento da produtividade e maior autossuficiência de grãos como milho e soja.
Em quatro anos, o governo gaúcho espera aumentar em 100 mil hectares a área contemplada, o que representa um incremento de 33% nas principais culturas de sequeiro. A subvenção será paga ao produtor rural em parcela única, após a execução do projeto (que pode ser financiado por bancos ou recursos próprios) e apresentação de laudos de conclusão e demais documentos exigidos.
A iniciativa se destina a todos produtores rurais (pessoas físicas) e busca apoiar projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (por aspersão, localizada ou por sulcos); e construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação.
O anúncio foi feito no Palácio Piratini durante o lançamento da Etapa 2 do programa estadual de irrigação, no âmbito do “Supera Estiagem”. Além do governador Eduardo Leite e do titular da Seapi, Giovani Feltes, participaram prefeitos, líderes regionais e outras autoridades, bem como produtores rurais especialmente convidados.
FONTE: CP.