Receita libera nesta terça programa de declaração do IR 2024
A Secretaria da Receita Federal decidiu antecipar a liberação do programa do Imposto de Renda 2024 a partir desta terça-feira para download dos contribuintes. A previsão inicial do órgão era de que o programa seria disponibilizado apenas em 15 de março, sexta-feira, quando começa o prazo de entrega das declarações. De acordo com a Receita Federal, a antecipação vai permitir ao contribuinte verificar as informações disponíveis e já reunir documentos pendentes.
“Os contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata já terão a possibilidade de preencher o documento com a pré-preenchida. Entretanto, devem estar atentos quanto à transmissão da declaração, que só será possível a partir da próxima sexta-feira”, explicou a autoridade monetária. A declaração pré-preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação. O recurso permite o preenchimento de quase toda a declaração de forma automática.
A Receita avalia que esse tipo de declaração diminui os erros e proporciona maior comodidade ao contribuinte, mas ainda assim será preciso a checagem das informações. O objetivo da Receita Federal é receber 17,2 milhões de declarações por meio do formato pré-preenchido em 2024, 40% dos 43 milhões de documentos esperados. Até o final do prazo em 2023, que foi também 31 de maio, foram entregues 41,1 milhões de declarações, enquanto a Receita Federal esperava 39,5 milhões de documentos.
Deste total 24% foram pré-preenchidas, 57% no modelo simplificado. No Rio Grande do Sul, foram 2,8 milhões de declarações dos quais 26% pré-preenchidas. Um total de 23,84% não tinham imposto nem a pagar nem a receber, enquanto 56,45% tinham imposto a restituir.
FONTE: O SUL.