Alunos de escolas estaduais gaúchas já utilizam materiais do programa “Alfabetiza Tchê”
Instituições de ensino vinculadas à 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Rio Grande do Sul já estão utilizando em sala de aula os materiais do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, o “Alfabetiza Tchê”. Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o material contribui para práticas pedagógicas que oportunizam a todos os pequenos estudantes o aprendizado da leitura e da escrita na idade certa.
Trata-se de uma projeto do governo do Estado em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). No foco estão atividades, avaliações e formações para qualificar e ampliar possibilidades no processo de alfabetização e recomposição da aprendizagem de alunos do 1° ao 2° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.
Na Escola de Educação Básica Polivalente, de Palmeira das Missões (Noroeste gaúcho), a iniciativa contempla os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. “Compartilhando nossos sentimentos na escola” foi o tema da aula ministrada pela professora de séries iniciais Silvana Souza de Almeida.
As crianças fizeram diversas atividades representando suas emoções e cujos títulos sugestivos incluem “Monstro das Cores” e “Relógio das emoções”. Diretora da escola, Elisete Cazzuni corrobora:
“Muitas emoções e muita diversão foram compartilhadas pelos nossos alunos. É bonito ver toda dedicação dos professores utilizando os materiais em sala de aula e, principalmente, nossos alunos aprendendo mais a cada dia”.
A titular da Coordenadoria, Jogelci do Carmo, acrescenta. “A partir da alfabetização é que as demais habilidades das crianças são desenvolvidas, por isso a importância de investir em Educação desde a base. A criança alfabetizada e em pleno desenvolvimento fará a diferença na sua trajetória na escola e na vida”.
FONTE: O SUL.