Série B começa nesta sexta-feira tendo o Santos como grande favorito ao título
Começa nesta sexta-feira a Série B do Campeonato Brasileiro. Neste ano, 20 times de dez estados lutam por uma das quatro vagas pelo acesso à elite nacional. E uma das grandes atrações da competição é a presença do Santos, rebaixado em 2023, e que pela primeira vez em sua história vai disputar a segunda divisão. Além do Peixe, também estão presentes outras equipes que também costumam participar da Série A, como Goiás, América-MG e Coritiba. Subiram da Série C Amazonas, Brusque, Operário-PR e Paysandu. A Série B tem o mesmo regulamento da primeira divisão, com 20 times disputando o título em pontos corridos, em turno e returno. Os quatro primeiros sobem e os quatro últimos serão rebaixados para a Série C.
A região Sudeste tem o maior número de representantes, pelo terceiro ano consecutivo, com oito times. A região Sul contará com a participação de cinco clubes, desta vez nenhum deles gaúcho. Em seguida, com três participantes, vem o Nordeste, sendo essa, junto com a edição de 2019, a ocasião com a menor quantidade de clubes da região nos pontos corridos. As regiões Norte e Centro-Oeste contarão com dois participantes cada.
O Santos, dono de oito títulos brasileiros, vai disputar a Série B pela primeira vez em sua história, após o rebaixamento no ano passado. O clube do litoral paulista, treinado por Fabio Carille, reformulou o elenco, e é o grande favorito ao título da competição. Já neste início do ano, conseguiu chegar à decisão do Paulistão, quando foi batido pelo Palmeiras. A estreia santista será neste sábado, diante do Paysandu, na Vila Belmiro, a partir das 16h30min.
Coritiba e Goiás não começaram bem a temporada
O Coritiba é o outro time da Série B a possuir um título da elite, feito obtido em 1985. O Coxa também ganhou duas vezes a Segundona, mas não começou o ano bem, sequer chegando à final do Campeonato Paranaense – foi eliminado nas semifinais pelo Maringá. O Coritiba entra em campo no domingo, encarando a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas, a partir das 18h.
O Goiás é outro candidato ao título da Série B, apesar de ter fracassado neste ano no Campeonato Goiano e na Copa Verde. O goleiro Tadeu e o atacante Thiago Galhardo, este recém chegado do Fortaleza, são os destaques do Esmeraldino. Sob o comando do técnico Márcio Zanardi, que chamou atenção nos anos mais recentes pelo São Bernardo, em São Paulo, o time joga no sábado contra o Ceará no Castelão, em Fortaleza, às 18h.
O América-MG, que usualmente alternava entre as Séries A e B conseguiu se manter na primeira divisão durante três temporadas, mas no ano passado amargou mais um rebaixamento em sua história. O Coelho também estreia nessa sexta-feira, contra o Botafogo-SP, às 19h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
JOGOS DA PRIMEIRA RODADA DA SÉRIE B
Sexta-feira, dia 19
19h – Botafogo-SP x América-MG
19h – Novorizontino x CBR
21h – Operário (PR) x Avaí
Sábado, dia 20
15h30 – Chapecoense x Ituano
16h30 – Santos x Paysandu
17h – Amazonas x Sport
18h – Ceará x Goiás
Domingo, dia 21
18h – Ponte Preta x Coritiba
Segunda-feira, dia 22
21h – Vila Nova (GO) x Guarani
Terça-feira, dia 23
21h – Brusque x Mirassol
Fonte: CP