Hipertensão afeta 3,5 milhões de crianças e adolescentes no Brasil; saiba como cuidar

0

Muitas pessoas acreditam que a hipertensão arterial, uma doença crônica que aparece silenciosamente e não tem cura, possui relação direta com a idade. De fato, ela atinge cerca de 60% dos idosos no Brasil. No entanto, seu diagnóstico vem se tornando uma realidade cada vez mais presente entre os mais jovens, dado que vale de alerta para o Dia Nacional da Hipertensão: pelo menos 3,5 milhões de crianças e adolescentes são hipertensos no país, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

O cardiologista Ciro Jones ressalta que o aumento pode estar relacionado a dois fatores: hereditariedade (genética) e hábitos não-saudáveis na infância e juventude. “Filhos de pai e mãe hipertensos têm mais chances de desenvolver hipertensão ao longo de sua vida, muitas vezes ainda mais cedo”, disse.

No caso das mulheres jovens, a elevação da pressão pode estar relacionada ao uso de anticoncepcional oral, segundo o membro do conselho científico da SBH, o cardiologista Luiz Bortolotto. Caso ele provoque o aumento da pressão, deve ser substituído por outro método contraceptivo.

FONTE: O SUL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com