Governo e CMPC anunciam investimento de R$ 24 bilhões em nova planta industrial de celulose

0

O governo do Estado e a multinacional chilena CMPC firmaram um protocolo de intenções para a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do Ribeiro. Com aporte de R$ 24 bilhões da empresa, esse é um dos maiores investimentos privados da história do Rio Grande do Sul. O documento para iniciar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento foi assinado pelo governador Eduardo Leite, o presidente do Conselho das Empresas CMPC, Luis Felipe Gazitúa, e o CEO do grupo, Francisco Ruiz-Tagle. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (29) no Palácio Piratini, com a presença de secretários de Estado, empresários e parlamentares.

Leite falou sobre a importância da construção de um ambiente favorável para a atração de investimentos. “O estado se torna capaz de atrair investimentos oferecendo segurança jurídica, segurança pública para a vida e o patrimônio de quem trabalha e empreende, desburocratização, capacidade logística e capital humano de excelência para garantir produtividade e retorno para o ente privado que investe. Hoje o estado é um local seguro para investimentos como este, que é o maior já feito por uma empresa individualmente na história do Rio Grande do Sul”, disse.

Conforme o protocolo de intenções, a CMPC assegura que utilizará os mais altos padrões tecnológicos e adotará rigorosos mecanismos de controle ambiental. Além disso, a empresa assume o compromisso de promover um programa de qualificação de mão de obra e priorizar a contratação de fornecedores gaúchos. A expectativa é que sejam gerados aproximadamente 12 mil empregos durante as obras. Em operação, a empresa deve promover 1,5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas e terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. A matéria-prima é utilizada para a fabricação de diferentes tipos de papéis, embalagens e produtos higiênicos, além de estar presente em itens como alimentos, medicamentos e cosméticos.

FONTE: O SUL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com