Leite pede apoio de Lula para manter empregos e compensar perda de arrecadação no RS

0

Cumprindo uma série de compromissos em Brasília nesta quarta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aproveitou para reforçar ações pelo governo federal para a manutenção de empregos e recomposição de receitas no Estado. Um ofício de 14 páginas foi preparado para ser entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com detalhamentos do que são considerados os dois principais pedidos do governo estadual neste momento. “Sem esses dois pontos, teremos muitas dificuldades”, afirma Leite.

Para auxiliar a preservação de empregos, o governo do RS sugere a adoção, no âmbito estadual, de programa federal que viabilize o pagamento de benefício emergencial para manutenção do emprego e da renda, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, solicita a possibilidade de redução proporcional da jornada de trabalho e do salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Sobre a perda de receitas, o Eduardo Leite argumenta que “o governo e as prefeituras vão sofrer, como já sofreram em maio, junho, julho e nos próximos meses, uma queda muito forte da arrecadação, o que prejudicará a prestação de serviços à população.”

“A gente está falando de algo em torno de R$ 6 bilhões a R$ 10 bilhões até o final deste ano em termos de queda de arrecadação do Estado e dos municípios, que precisaria ser suportado pela União como foi na pandemia, porque é a União que tem fôlego financeiro para poder atender essas necessidades”, complementa o governador.

Fonte: CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com