Vacina contra a dengue chega a mais 61 cidades gaúchas nesta quarta-feira
Nessa terça-feira (11), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou a distribuição das primeiras 19 mil doses da vacina contra a dengue para 61 prefeituras das regiões do Vale do Sinos, Alto Uruguai e Vale do Rio Pardo. Os lotes podem ser retirados nas próximas horas. Outras seis cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre já foram contempladas, de acordo com seleção do Ministério da Saúde.
As vacinas são destinadas a crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. Essa faixa etária nacionalmente concentra a maior ocorrência de hospitalizações pela doença no público-alvo indicado como preferencial (5 a 60 anos) pelo laboratório japonês Takeda Pharma, que produz o imunizante, denominado Qdenga e já incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Para se obter proteção completa contra casos graves da doença, são necessárias duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre cada uma. A vacina não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para indivíduo acima dos 60 anos – público que concentra no Rio Grande do Sul a maioria dos óbitos por dengue. A restrição se deve ao fato de que o produto ainda não foi totalmente testado para o segmento.
Critérios de distribuição
Antes do Vale do Sinos, Alto Uruguai e Vale do Rio Pardo, já faziam parte da estratégia do governo federal no Estado as cidades de Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha – que, somados, receberam 31,5 mil doses no início de maio.
FONTE: O SUL.