Grêmio encara Fortaleza com mudanças na escalação e urgência por vitória no Brasileirão
“Uma hora ela chega”. É desta maneira que Renato Portaluppi costuma se dirigir a um jogador quando oferece (ela), a oportunidade para jogar. No caso desta quarta-feira, a expressão não é novidade para qualquer um dos escolhidos para começar jogando pelo Grêmio contra o Fortaleza, às 20h no Castelão. Para dois nomes porém, a brecha juntos e desde o início significa sim um novo experimento, principalmente para Nathan Fernandez, alternativa para comandar o ataque no lugar de JP Galvão. A chance para os guris carrega o peso de tirar o time do Z-4 do Brasileiro.
Ao lado de Gustavinho, Nathan fez um dos gols mais importantes na temporada. Na Argentina, a dupla arrancou em um contra-ataque terminado em gol da vitória do início da reação na Libertadores com o 1 a 0 sobre o Estudiantes. Geralmente utilizada durante os jogos, a estratégia pode ser a aposta novamente, pois o adversário vem de derrota e, dentro de casa, deverá partir para cima proporcionando espaços.
“Renato tem sido bem conservador, em relação ao desenho do seu ataque. Mesmo sem o rendimento, nem perto do aceitável, ele tem mantido JP Galvão. Talvez, depois de tantas amostragens, possa reforçar o meio, apostando na velocidade de Nathan e Gustavo”, analisa o comentarista da rádio Guaíba Gutiéri Sanchez. No cenário mais prudente, os guris formariam um ataque como nos anos 1990, sendo o Grêmio campeão brasileiro de Zé Alcino e Paulo Nunes um caso emblemático “Fizemos uma dupla de dois números 7. O Paulo ficou mais centralizado eu pelo lado direito fazendo linha de fundo e entrando na área”, relembra Zé Alcino.
O fato é que Renato, além dos desfalques recentes por lesões e convocações, deverá preservar outros jogadores pensando no Gre-Nal. É nesse pacote que JP Galvão pode entrar, pois ele, Pavón, Dodi e Cristaldo são os que mais atuaram nos últimos jogos. Curiosamente dois prováveis substitutos o estão pendurados com dois amarelos: Carballo e Du Queiroz.
Uma novidade durante a partida pode ser Rodrigo Caio. Mesmo sem ter sido apresentado ainda, o zagueiro está liberado legalmente para jogar.
Brasileirão – 10ª rodada
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Titi, Cardona e Bruno Pacheco; Zé Wellison, Matheus Rosseto e Pochettino; Yago Pikachu, Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Geromel (Ely), Kannemann e Reinaldo; Du Queiroz, Pepê e Carballo (Nathan), Edenilson, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes. Técnico: Renato Portaluppi.
Arbitragem: João Vitor Gobi, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio de SP).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ).
Data e hora: 19 de junho, quarta-feira, às 20h.
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE).
Fonte: CP