Governo gaúcho reforça o alerta para importância da vacinação contra o sarampo
Em meio ao avanço do sarampo em diversos países, o governo do Rio Grande do Sul reforça a importância da vacinação contra a doença, principalmente a quem pretende viajar em breve para o Exterior. A maior preocupação tem como alvo o deslocamento de pessoas em razão das férias escolares de julho e da Olimpíada de Paris (26 de julho a 11 de agosto).
Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a ocorrência de uma alta de 94% no número de casos em nível global neste ano, em relação ao anterior. Trata-se de uma doença que afeta todas as faixas etárias e pode levar à morte. Crianças menores de 1 ano correm maiores riscos de complicações.
A ação mais importante para a proteção de todos é a vacinação, indicada para as faixas etárias de 1 a 29 anos (duas doses da tríplice viral) e dos 30 aos 59 anos (uma dose). Quem for viajar deve receber o fármaco em um prazo mínimo de 15 dias antes do embarque.
“O vírus do sarampo é extremamente contagioso”, ressalta a especialista Lara Crescente, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). “Nossa arma é a imunização, disponível em todos os postos. Quando um adulto se vacina, também está protegendo as crianças”.
Ela acrescenta: “Há outra questão importante: muitas pessoas não sabem onde está o seu comprovante de vacina e não fazem ideia se foram vacinadas ou não. Se a pessoa não tem nenhum registro ou caderneta de vacina e não teve sarampo na infância, tem de se vacinar também”.]
FONTE: O SUL.