Rebeca Andrade supera Simone Biles e conquista medalha de ouro no solo
Em sua quinta e última final na ginástica, Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo na manhã desta segunda-feira, nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela fez nota de 14.166, ficando à frente da norte-americana Simone Biles.
Com uma série precisa e com pouquíssimos erros, Rebeca Andrade rapidamente superou o quarto lugar na trave, resultado que ocorreu mais cedo nesta segunda.
O desempenho de Rebeca também foi favorecido por erros técnicos da norte-americana Simone Biles. Em dois momentos de sua apresentação, Simone pisou fora do solo com os dois pés. Ainda assim, devido ao nível altíssimo de dificuldade ficou em segundo, recebendo a medalha de prata com uma nota de 14.133.
Esta é a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A primeira foi conquistada por outra mulher, a judoca Beatriz Souza.
Além do ouro, Rebeca Andrade subiu no pódio em outras duas oportunidades nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela ganhou a prata no individual geral e no salto e foi bronze na disputa por equipes.
Com esses resultados, Rebeca ficou entre os três ginastas que terminaram os Jogos Olímpicos com quatro medalhas. Os outros são o japonês Oka Shinnosuke e a norte-americana Simone Biles.
Durante as apresentações, a ginasta Sabrina Maneca-Voinea, que tinha ido mal na trave, se recuperou e fez uma performance digna, ficando num primeiro momento em terceiro lugar. Ela estava prestes a garantir a medalha de bronze, até que um recurso da equipe dos Estados Unidos pediu a revisão de notas. A consequência foi a elevação do desempenho de Jordan Chiles, que acabou tomando a medalha da romena com pontuação de 13.766.
Rebeca Andrade com a bandeira do Brasil após o resultado no solo | Foto: Gabriel Bouys / AFP / CP
Rebeca, para a história
Com sua nota na ginástica artística, Rebeca Andrade está no top 3 e desta maneira ela se torna a primeira brasileria, de qualquer gênero ou qualquer esporte a ganhar seis medalhas em Jogos Olímpicos. Os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael têm cinco e até hoje, Rebeca Andrade dividia essa liderança. Em sua trajetória olímpica, Scheidt conquistou dois ouros, duas pratas e um bronze. Já Grael, durante o seu ciclo, obteve dois ouros, uma prata e dois bronzes.
Resultados
Rebeca Andrade – Brasil (BRA)14.166
Simone Biles – Estados Unidos da América (USA) 14.133
Jordan Chiles – Estados Unidos da América (USA) 13.766
Sabrina Maneca-Voinea – Romênia (ROU) 13.700
Ana Barbosu – Romênia (ROU) 13.700
Jordan Chiles – Estados Unidos da América (USA) 13.666
Kishi Rina – Japão (JPN)13.166
Ou Yushan – República Popular da China (CHN)13.000
Manila Esposito – Itália (ITA) 12.133
Alice D’Amato – Itália (ITA) 13.1660
Fonte: CP