Tapejara realiza 3ª Jornada da Inteligência para fortalecer a educação socioemocional e a sustentabilidade
A Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Educação, realizou no dia 14 de agosto, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, a 3ª Jornada da Inteligência. O evento deste ano teve como tema “Educação Socioemocional e Sustentabilidade: Cultivando o Interior para Transformar o Exterior” e reuniu profissionais da educação das redes municipais de ensino de Tapejara e municípios vizinhos. O objetivo foi discutir ações voltadas ao desenvolvimento das emoções e à aplicação das teorias de inteligência emocional e múltiplas, com foco no desenvolvimento das habilidades pessoais, acadêmicas e profissionais dos educadores.
A abertura do evento pela manhã contou com a presença do procurador-geral do município, Leonardo Frigeri, representando o prefeito Evanir Wolff (Big); da secretária de Educação de Tapejara, Salete Bianchi; do pároco Carlos Jaroceski; e de Deolides Fontana, representando o Movimento Familiar Cristão. Eles destacaram a importância da Jornada da Inteligência como uma oportunidade única para fortalecer as ações de educação no município. Os temas abordados pelos palestrantes ao longo do dia foram ressaltados como fundamentais para o trabalho conjunto dos professores em sala de aula, oferecendo novas perspectivas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
O evento prosseguiu com a palestra “Encantar a Educação, Valorizar o Educador”, ministrada pelo Prof. Dr. Humberto Herrera Contreras, seguida pela palestra “Fortalecendo Laços: Caminhos para o Bem-Estar Pessoal e Coletivo”, apresentada pelo Prof. Me. Fernando Cavalli. No período da tarde, Marcos Meier abordou o tema “Autoestima e Valores: Como Ter uma Autoestima Saudável e Ajudar as Crianças a Desenvolvê-la”, e Deiver Greboggy falou sobre “Educação Socioemocional: O Eu, o Outro e o Mundo”. À noite, o Prof. Dr. Humberto Herrera Contreras retornou para encerrar o evento com a palestra “Pacto Educativo Global e a Missão da Família e da Escola no Cuidado da Casa Comum”.