Possibilidade de chuvas intensas exige atenção de triticultores

0

“Avançar na colheita” é a recomendação de Loana Cardoso, agrometeorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, ao analisar o Boletim Integrado Agrometeorológico emitido pela pasta nesta sexta-feira, 25, com previsões climáticas para os próximos sete dias no Rio Grande do Sul.

A tendência para o período é de ocorrência de chuvas em volumes moderados, podendo chegar a forte em algumas regiões. Nas regiões da Campanha, partes da área Central, Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra, Campos de Cima da Serra e Norte do Estado o volume das precipitações poderá variar de 30 milímetros a cem milímetros.

“A recomendação geral para as culturas de outono/inverno é colher assim que possível. Mesmo que os volumes não sejam altos, chuvas intensas podem produzir acamamento”, afirma Loana, referindo-se, principalmente, à triticultura.

A agrometeorologista salienta que a ocorrência de chuvas intensas é uma característica da primavera no Rio Grande do Sul. Ela destaca ainda que a umidade excessiva pode contribuir para o surgimento de doenças.

“É importante ficar atento e ir colhendo assim que atingir a maturação, pois esses episódios de chuva acabam reduzindo a qualidade do grão”, afirma Loana.

Fonte: CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com