Eleições nos Estados Unidos: Kamala e Trump empatam na primeira urna apurada
A primeira urna das eleições nos Estados Unidos foi aberta na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, nesta terça-feira (5). Por lá, a votação começou exatamente à meia-noite no horário local (2h em Brasília) e foi encerrada minutos depois. Kamala Harris e Donald Trump empataram, com três votos cada.
Desde a década de 1960, Dixville Notch é conhecida por ser a primeira a iniciar a votação presidencial norte-americana. Como há poucos eleitores, os votos são contados imediatamente após o fechamento das urnas.
A comunidade fica no condado de Coös, próximo à fronteira com o Canadá. Nas eleições de 2020, apenas cinco eleitores votaram na urna instalada lá. À época, todos os votos foram para Joe Biden. Já em 2016, Hillary Clinton teve quatro votos, enquanto Trump recebeu dois.
A última vez que a urna de Dixville Notch registrou um empate foi em 2012, quando Barack Obama e Mitt Romney receberam cinco votos cada. Naquele ano, Obama foi reeleito presidente com ampla vantagem.
Segundo o Censo dos Estados Unidos de 2020, a população oficial de Dixville Notch é de apenas quatro pessoas. Apesar do tamanho, a comunidade atrai muitos turistas por abrigar um parque estadual e um resort.
No restante de New Hampshire, as urnas abrem às 11h (13h em Brasília). Nos demais Estados do Leste dos Estados Unidos, a votação começa entre 5h e 7h, pelo horário local.
Apesar do empate em Dixville Notch, o Estado de New Hampshire costuma votar no Partido Democrata. Sendo assim, é esperado que Kamala leve todos os quatro delegados da região.
Fonte: O Sul