Inter aguarda mudança da fórmula do Gauchão para definir início de 2025
O Inter ainda não definiu completamente a sua programação para o início da próxima temporada. Porém, tudo indica que concederá férias de 30 dias para os seus jogadores, iniciando a disputa do Campeonato Gaúcho com uma equipe alternativa. Os dirigentes devem bater o martelo sobre o assunto na sexta-feira, após o congresso técnico que alinhavará os últimos detalhes do Gauchão. Em outras palavras, o clube priorizará o descanso dos jogadores e uma melhor preparação para a Libertadores.
A indefinição decorre do novo calendário do futebol brasileiro, apertado pela parada no meio do ano para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. Devido a isso, o início do Gauchão está programado para mais cedo. Em princípio, a primeira rodada deverá ocorrer no final de semana de 12 de janeiro. Como o Brasileirão deste ano acaba em 8 de dezembro, os jogadores colorados voltariam das férias poucos dias antes da estreia. Por isso, há a necessidade de começar o torneio com uma equipe de jovens.
Porém, há um movimento nos bastidores visando uma alteração da fórmula do Gauchão, diminuindo o número de datas e aliviando o calendário de Inter, Grêmio e Juventude. Se a proposta for aceita, o início da competição poderia ser adiado, possibilitando a utilização dos principais jogadores de cada time. A ideia é organizar três grupos de quatro clubes, utilizando menos datas que as 16 disponibilizadas pela CBF para os estaduais.
O aperto no calendário é mais um motivo para o Inter seguir perseguindo uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América. Neste momento, o time colorado é o quinto colocado no Brasileirão. Se vencer o Vasco da Gama, nesta quinta-feira, Roger Machado e seus comandados darão um passo importante na direção do objetivo. Há, inclusive, a possibilidade de o Inter garantir a classificação antecipada para o torneio sul-americana nesta próxima rodada.
Se o time colorado mantiver a atual posição, garantindo a vaga direta, estreará na Libertadores no início de abril. Caso contrário, terá que jogar duas fases de mata-matas a partir de 19 de fevereiro, apenas 40 dias após a volta das férias. Por isso, a ordem no CT Parque Gigante é manter “a corda esticada” até o final do Brasileirão, pois boa parte da temporada 2025 se definirá no final de 2024.
Fonte: CP