Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi nomeado cardeal no sábado, em cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Com 64 anos, Dom Jaime se torna o oitavo cardeal brasileiro e o sétimo com direito a voto no próximo conclave, reforçando a presença da América Latina no Colégio Cardinalício. Ele preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), além de carregar a missão de fortalecer a Igreja em tempos de desafios globais.
O Papa Francisco, em seu décimo consistório, destacou a diversidade regional entre os novos cardeais, representando 94 países, mas ressaltou a necessidade de maior diálogo e consenso nas próximas escolhas do sucessor papal. Dom Jaime, com 16 anos pela frente como eleitor, aponta a necessidade de transmitir a fé às novas gerações com uma linguagem moderna, além de enfrentar desafios como as mudanças climáticas e o fortalecimento das pontes entre os povos. Ele foi o segundo arcebispo da capital gaúcha a ser indicado ao cardinalato. O primeiro foi dom Vicente Scherer, que morreu em 1996, aos 93 anos.
Na celebração, o cardeal Jaime Spengler abençoou o rabino Guershon Kwasniewski que, por quase 28 anos, atuou em Porto Alegre e, atualmente, está na comunidade da Sinagoga do Temple Beth El, na cidade de Riverside, nos Estados Unidos.
Fonte: CP
Foto: ANDREAS SOLARO / AFP / CP