Ministério da Educação reajusta piso salarial dos professores em 6,27%; valor será de R$ 4.867,77

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta sexta-feira (31) o reajuste 6,27% no piso salarial dos professores. Com a medida, o valor mínimo de remuneração definido pela pasta, para o ano de 2025, passa a ser de R$ 4.867,77 na rede pública. A quantia é referente aos docentes que trabalham com jornada de 40 horas semanais.

A portaria que determina o reajuste consta na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU). O percentual está “está acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)”, destacou o ministério.

O reajuste também foi anunciado nas redes sociais do ministro da Educação Camilo Santana. Mas, nas respostas, docentes reclamaram que o piso salarial não é respeitado por governos estaduais e prefeituras.

“Tem que fiscalizar e EXIGIR o pagamento do Piso Nacional do Magistério, infelizmente temos reajuste só no papel , pois na prática prefeituras não pagam, e não tem reajuste a dois anos, indo para o terceiro. Esperamos posição do governo federal em relação a essa situação”, escreveu uma pessoa, em resposta a reclamação do professor.

“Não adianta portaria, não adianta professor entra na justiça para ter seus direitos!! Professor vai na justiça e perde a causa, por que a justiça entendi que o município tem condições de resolver isso sem ser necessário intervenção da justiça”, comentou outra.

“Não adianta nada se não obriga os estados e municípios a pagar o piso, ministro. Que tal condicionar o pagamento do Fundeb a esses entes mediante o pagamento do piso aos professores?”, comentou um terceiro.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com