Rio Grande discute ligação ferroviária com SP em Brasília

Rio Verde (GO) - Obras de implantação do Polo de Cargas do Sudoeste de Goiás da Ferrovia Norte-Sul, trecho Rio Verde-Santa Helena de Goiás (Beth Santos/Secretaria-Geral da PR)

A prefeita Darlene Pereira, de Rio Grande, aproveitou o encontro dos prefeitos em Brasília, para tratativas com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, Jefferson Vasconcelos dos Santos, sobre o projeto da Ferrovia Norte-Sul, que trata da ligação, via modal férreo, do estado de São Paulo com a cidade do Rio Grande, atravessando o território gaúcho. A reunião também teve a presença do prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, outro município bastante interessado no projeto e que estaria na rota da ferrovia.

A proposta já conta com um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que está sendo revisto em função dos impactos das enchentes do ano passado. Entretanto, de acordo com o que foi apresentado no encontro, a continuidade do trabalho está prevista no PAC e já existe recurso disponível para execução de nova análise.

O material aborda o subtrecho de ponto inicial no município de Chapecó-SC e final no pátio de cargas do Porto do Rio Grande, totalizando 832,9 km. Nesse percurso, a Ferrovia Norte-Sul cruzaria cidades como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Cristal, Pelotas e Rio Grande.

“O relevante para nós é o recebimento de cargas, que vêm não apenas do RS mas também de outros estados pelo modal ferroviário, como grãos e tantas outras coisas. É uma pauta importante para Rio Grande, para o Porto do Rio Grande e para o desenvolvimento de todo estado”, avalia a prefeita Darlene.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com