Governo discute antecipação do 13º do INSS após aprovação do Orçamento

O governo federal estuda a antecipação do 13º salário a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Após a aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional, na quinta-feira, 20, o tema será discutido entre os ministérios, segundo a pasta da Previdência Social. A antecipação depende de decreto presidencial.

A medida, que tem ocorrido desde 2020, poderá beneficiar cerca de 35 milhões de segurados e injetar mais de R$ 67 bilhões na economia. Caso seja aprovado neste ano, o pagamento deverá ser feito em duas parcelas, com os benefícios de abril, pagos a partir do dia 24 de abril, e de maio, a partir do dia 26 de maio.

Na quinta-feira, 20, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União para 2025, destinando R$ 1,037 trilhão ao Ministério da Previdência Social. O montante é o maior entre todas as pastas. Mas a antecipação do abono salarial não altera os gastos, porque já é previsto normalmente no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.

A decisão sobre a antecipação cabe ao governo federal, que encaminha à Fazenda e ao Ministério da Previdência. E o INSS apenas executa o pagamento. No entanto, o Ministério da Previdência Social ainda não confirma. “O tema ainda será debatido no governo”, afirma em nota.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com