China e União Europeia prometem criar taxas em retaliação às tarifas comerciais anunciadas por Donald Trump

A China e a UE (União Europeia) prometeram criar taxas em retaliação às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (2).
O Ministério do Comércio chinês pediu para que a cobrança das taxas seja cancelada imediatamente. Para a pasta, a medida desconsiderou as negociações comerciais multilaterais ao longo dos anos. O governo disse que adotará “contramedidas para preservar seus direitos e interesses”.
Segundo a chefe do Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, o bloco está “pronto para responder” às tarifas recíprocas. Ela também afirmou que a UE pretende negociar e que ações de retaliação serão tomadas somente caso as tratativas falhem.
Brasil
Trump afirmou na quarta-feira que os EUA passarão a cobrar 10% de todas as importações do Brasil, como parte do decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais norte-americanos.
O republicano também detalhou as demais tarifas que serão cobradas dos países que taxam produtos norte-americanos. Segundo ele, as tarifas recíprocas serão ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, sendo a taxa mínima de 10%.
As tarifas serão aplicadas a partir deste sábado (5). Já as tarifas recíprocas individualizadas, mais altas, serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os EUA a partir de quarta-feira (9).
Fonte: O Sul