Trump chama tarifas comerciais de “remédio” e diz que países terão de pagar “muito dinheiro” para que elas sejam suspensas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que todos os países terão de pagar “muito dinheiro” para que as tarifas comerciais impostas pelo seu governo sejam suspensas. Ele também caracterizou os encargos como um “remédio”.
Em entrevista no domingo (6), Trump indicou que não está preocupado com as quedas das Bolsas de Valores ao redor do mundo. “Eu não quero que nada caia. Mas, às vezes, é preciso tomar um remédio para consertar algo”, disse ele.
Trump afirmou que, durante o fim de semana, conversou com líderes da Europa e da Ásia que esperam convencê-lo a reduzir as tarifas, que podem chegar a até 50%. “Eles estão vindo para a mesa. Querem conversar, mas não há conversa a menos que nos paguem muito dinheiro anualmente”, afirmou Trump.
O anúncio das tarifas, feito na semana passada, abalou as economias ao redor do mundo, provocando retaliação da China e alimentando temores de uma guerra comercial global e de uma recessão econômica.
O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirmou que mais de 50 países iniciaram negociações com os EUA desde o anúncio das tarifas. O Japão, um dos aliados mais próximos de Washington na Ásia, é um dos países que esperam conseguir algum acordo.
Fonte: O Sul