Quarta-feira terá chuva volumosa e risco de alagamentos em regiões do RS

A instabilidade persiste no território gaúcho nesta quarta-feira, 9. De acordo com a MetSul Meteorologia, o estado está sob influência da circulação de uma área de baixa pressão que trará nebulosidade e chance de chuva forte, especialmente para o Sul e o Litoral.
A circulação desta área de baixa pressão, que está semi-estacionária entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, manterá a instabilidade até quinta-feira, 10, no Sul e Leste do estado, com maiores volumes de chuva previstos para a faixa costeira, onde os acumulados podem ser excessivos.
Defesa Civil alerta para tempo severo
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta vermelho para chuva forte, volumosa e persistente, com descargas elétricas, nesta regiões. Há risco de inundações de rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e movimentos de massas de terra.
Projeção dos volumes de chuva
Segundo a MetSul, os volumes serão altos principalmente no Sul do estado, na área da Lagoa Mirim e seu entorno, assim como na faixa costeira do Rio Grande do Sul.
Aos volumes de chuva de 70 mm a 100 mm já registrados no litoral gaúcho podem se somar mais 100 mm a 150 mm em alguns pontos entre esta quarta e a quinta-feira.
Com isso, o total de chuva em quatro dias pode atingir marcas de 100 mm a 200 mm em vários pontos do Sul e da costa gaúcha com risco de acumulados superiores a 200 mm ou 250 mm em alguns pontos.

| Foto:
Outras regiões do RS
Nas demais regiões do estado, embora ainda possa ocorrer chuva e garoa localizada e passageira, a tendência é de diminuição da instabilidade e em vários pontos deverá parar de chover, sobretudo entre o Oeste e o Noroeste do estado.
Fonte: CP