Mercado de tintas e revestimentos no Brasil cresce 5,9% ao ano

O setor de tintas e revestimentos está passando por um momento crucial, tanto no cenário global quanto no brasileiro. Com o mercado mundial projetado para crescer a uma taxa anual composta de 4,8% até 2030 – impulsionado especialmente pela Ásia e pelas Américas – o Brasil desponta como o principal polo de expansão na América Latina, registrando um crescimento estimado de 5,9% ao ano, acima da média do PIB nacional (3,4%).
Um dos principais motores dessa transformação no Brasil tem sido a força de construção civil e materiais de construção – como reflexo em parte do mercado imobiliário. Paralelamente, o setor automotivo — um dos maiores consumidores de revestimentos — está em recuperação, estimulando a demanda por tintas de alto desempenho. E os revestimentos industriais também surgem com grande contribuição, já que estão se beneficiando do crescimento da indústria manufatureira no Brasil. Por consequência, esse ambiente de alto crescimento tem atraído a atenção de gigantes globais do setor, que vêm expandindo sua presença no Brasil por meio de aquisições ou parcerias estratégicas.
“O setor de tintas e revestimentos no Brasil está vivendo um momento de grande interesse por parte de players globais, impulsionado pelo crescimento acima da média do mercado brasileiro em relação a economias mais maduras. Estamos observando um aumento expressivo em transações cross-border, com empresas estrangeiras buscando aquisições para entrar no país e expandir suas operações em segmentos mais tecnológicos e de maior valor agregado. Empresas com foco em tintas de alta performance e revestimentos especiais estão no foco das demandas que temos recebido”, afirma o economista e sócio da Redirection International, Gabriel Loest Cardoso.
Fonte: O Sul