Saiba como fica o tempo em maio no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul passou por sua pior tragédia climática há um ano. Por conta do trauma, as condições climáticas no mês de maio podem causar apreensão à população. A MetSul Meteorologia fez uma projeção de como será o tempo no território gaúcho durante o período.
https://c608056ed5653d0da6d5894245c2f4d2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-43/html/container.html No caso do Sul do Brasil, não se espera um mês com muito alta frequência de dias com chuva, entretanto episódios de instabilidade devem fazer com que a precipitação no mês possa terminar com valores acima da média em particular em parte do Rio Grande do Sul.
O primeiro episódio de chuva mais ampla e com volumes mais altos no estado gaúcho deve se dar entre o final da primeira semana do mês e o começo da segunda.
Apesar do indicativo de chuva acima da média em parte do Rio Grande do Sul, o cenário não é igual a 2024 e volumes extremos como os observados no ano passado não são previstos
Não deixa de fazer frio, que se registra à noite, sobretudo em áreas de maior altitude, mas os dias de temperatura baixa não devem ser numerosos. Na segunda metade do mês cresce a chance de um episódio ou outro de temperatura mais baixa.
São esperados muitos dias de temperatura amena e agradável, o que estimulará a ocorrência de nevoeiro, em especial no Rio Grande do Sul. Além disso, no caso do Sul, devem ser esperados alguns dias de tardes quentes em que as máximas podem ficar perto e acima de 30ºC.
A caracterização de um veranico, porém, dependerá da ocorrência de quatro dias ou mais de temperatura elevada, uma vez que um ou dois dias seguidos isolados de temperatura mais alta não caracterizam veranico.
Fonte: CP