Fifa confirma Porto Alegre como sedes para a Copa do Mundo Feminina de 2027 e Beira-Rio é o escolhido

Porto Alegre mais uma vez vai receber uma Copa do Mundo. Nessa quarta-feira, a capital gaúcha foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, junto de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Fortaleza e Recife. Assim como já acontecera em 2014, o estádio escolhido foi o Beira-Rio.

Ainda não existe uma definição quanto ao número de jogos que Porto Alegre vai receber, mas a expectativa é que, como há menos sedes que 2014 – eram 12 e agora serão oito -, a Capital receba mais jogos, inclusive um da Seleção Brasileira e/ou um confronto válido pelas quartas de final ou semifinal.

As negociações para que a capital dos gaúchos recebesse a competição começaram em 2023. De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a candidatura da Capital enviou ofícios relativos ao Beira-Rio e à Arena do Grêmio. “Essa decisão foi uma escolha da Fifa. Não houve nenhum contato com a prefeitura, foi uma escolha técnica da Fifa”, explicou.

“É um orgulho muito grande para o Inter esse reconhecimento de ser o único clube do país que terá recebido de jogos de três Copas do Mundo”, afirmou o presidente colorado Alessandro Barcellos, lembrando além das quatro partidas de 2014, o Mundial de 1950, quando o Eucaliptos recebeu dois jogos.

Além do Beira-Rio, os demais estádios também estão definidos: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador), Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte),Mané Garrincha (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza) e Arena Pernambuco (Recife).

Para o governador Eduardo Leite, há todo um simbolismo no anúncio ter sido feito exatamente um ano após as enchentes que atingiram a Capital. “Um ano depois estamos aqui em um lugar que também foi impactado. É também sinônimo de confiança”, lembrou.

A cerimônia contou também com a participação do prefeito Sebastião Melo, que confirmou que a secretaria extraordinária da Copa do Mundo será capitaneada por Débora Garcia, ex-secretária municipal do esporte. De acordo com ela, entre as exigências da Fifa, não existem obras, mas sim a obrigação de que a competição deixe um legado para o futebol feminino.

Fonte: CP

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com