Alto volume de chuva pode causar estragos no RS nesta sexta-feira; veja áreas em alerta

A sexta-feira, 9, será de chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul por conta do avanço de uma frente fria, segundo a MetSul Meteorologia. Em parte do estado, a chuva será intensa, com previsão de altos volumes em poucas horas, o que pode causar alagamentos, inundações e enxurradas.
Podem ocorrer ainda, temporais isolados com vento forte e granizo, especialmente do Centro para o Norte do estado. Até o fim do dia o tempo deve começar a firmar pelo Oeste e parte do Sul com queda de temperatura.
Regiões em alerta
A chuva volumosa é esperada principalmente no Oeste, Depressão Central, áreas da Metade Sul ao Norte de Pelotas e ainda em locais das Missões e dos vales.
Volumes de 50 mm a 100 mm em menos de três horas, e até de 100 mm a 150 mm em menos de seis horas podem ser registrados.
Conforme a MetSul, são volumes excessivamente altos. Por isso, devem afetar os sistemas de macrodrenagem urbana.
Embora não haja consenso quanto aos volumes entre os modelos de previsão, Porto Alegre e cidades da região metropolitana estão entre as áreas de risco de chuva por vezes muito forte e com elevados volumes hoje, sobretudo de manhã e à tarde.
Segundo os meteorologistas, a chuva já registrada nesta quinta-feira, 8, somada com a desta sexta pode trazer cheia de rios, mas nada que se compare a maio de 2024.

| Foto:
Situação dos rios
Rios como Quaraí, Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Vacacaí Mirim e Ibicuí são os de maior risco. Ou seja, há risco para municípios como Alegrete, Quaraí, Cacequi, São Gabriel, Rosário do Sul e Dom Pedrito, dentre outros.
Rios da Metade Sul, como Jaguarão, Piratini e Camaquã, embora com risco menor do que no Centro e no Oeste do estado, exigirão atenção também quanto à possibilidade forte subida dos seus níveis.
Fonte: CP+.