Após empate sem gols na Arena, Grêmio é eliminado da Copa do Brasil pelo CSA

O Grêmio está fora da Copa do Brasil. Dono de cinco títulos da competição, a equipe gaúcha não passou do 0 a 0 com o CSA, na noite dessa terça-feira (20), na Arena, e caiu na terceira fase do torneio. A eliminação tricolor veio acompanhada de confusão e protestos após um gol anulado aos 45 minutos do segundo tempo.
O time, comandado por Mano Menezes, volta a campo às 11h de domingo (25), quando recebe o Bahia, em partida válida pela 10ª rodada Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, o Grêmio passa por um momento complicado: de nove jogos disputados, só venceu em duas oportunidades (contra Atlético-MG e Santos) e está na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 9 pontos somados.
Jogo
Com a obrigação de vencer, o Grêmio dominou a posse desde o apito inicial e começou a criar oportunidades a partir dos 20 minutos. Amuzu tentou de longe, exigindo defesa de Gabriel Félix. Logo depois, Monsalve quase marcou após cruzamento de Cristian Olivera, mas o goleiro do CSA apareceu novamente.
O time da casa manteve a pressão. Olivera tabelou com Villasanti e finalizou com perigo. Marlon também obrigou o arqueiro alagoano a intervir. No fim da primeira etapa, Ronald tocou para Monsalve, que bateu de primeira e acertou a trave.
Na volta do intervalo, o panorama se manteve. Braithwaite arriscou de fora da área e novamente Gabriel Félix espalmou. Aos 23 minutos, o árbitro consultou o VAR após possível agressão de Luiz Gustavo em Alysson, mas optou apenas pelo cartão amarelo.
Já nos acréscimos, Aravena balançou as redes após confusão na área. No entanto, a arbitragem viu falta de Kannemann na origem do lance e anulou o gol. A decisão, confirmada pelo VAR, gerou revolta dos gremistas. Durante os protestos, Arezo acertou o árbitro com uma peitada e foi expulso.
Com um a menos, o Grêmio ainda tentou o abafa final. Mas quem quase marcou foi o CSA, em contra-ataque com Igor Bahia. Tiago Volpi salvou, mas o empate sem gols selou a eliminação tricolor.
Ficha técnica
– Grêmio: Tiago Volpi; Ronald (Lucas Esteves), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon (Pavón); Villasanti e Dodi; Amuzu (Alysson), Monsalve (Arezo) e Cristan Oliveira (Aravena); Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
– CSA: Gabriel Félix; Felipe Albuquerque (Luiz Gustavo), Islan, Betão e Enzo; Gustavo Nicola (Marcão), Silas e Camacho; Guilherme Cachoeira (Vander), Baianinho (Marcelinho) e Tiago Marques (Igor Bahia). Técnico: Higo Magalhães.
– Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Raphael de Albuquerque Lima.
Fonte: O Sul