Governo gaúcho convoca mais 660 servidores temporários para atuar na reconstrução do Estado após as enchentes

O governo gaúcho publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado, a admissão de mais 660 servidores temporários que trabalharão com foco na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024.
Foram convocados 478 servidores de Porto Alegre e 182 do interior do Estado, com atuação em cargos de analistas de políticas públicas e gestão governamental de diversas especialidades. Em março de 2025, ocorreu o primeiro chamamento de 1.418 profissionais no processo seletivo.
A contratação integrada foi autorizada a partir da aprovação pela Assembleia Legislativa, em julho de 2024, da Lei 16.165, que trata da reestruturação das carreiras dos servidores, e teve por objetivo atender às necessidades urgentes e excepcionais das secretarias e dos órgãos do governo. A contratação dos selecionados tem prazo de 24 meses, a contar da data de admissão, podendo ser prorrogada por igual período.
Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o processo seletivo foi aberto em novembro de 2024 pelo governo estadual, recebendo o interesse de 86,2 mil pessoas de todo o Brasil. Ao todo, foram 56 mil inscrições homologadas e 10 mil nomes aprovados após a avaliação dos currículos.
Fonte: O Sul