Gramado suspende até o fim do ano o surgimento de novos hotéis e restaurantes

Um dos principais destinos turísticos do País, a cidade de Gramado (Serra Gaúcha) suspendeu até o fim do ano a concessão de novos alvarás para construção e instalação de alguns tipos de hotéis e restaurantes. A medida foi anunciada nessa segunda-feira (30) pela prefeitura e tem por objetivo ganhar tempo para reavaliar questões relacionadas à infraestrutura local, inclusive no saneamento básico e trânsito de veículos.
Para o segmento de hospedagem a restrição abrange unidades com mais de 20 apartamentos, seja no ambiente urbano ou rural. Já no que se refere à alimentação, a pausa vale somente para os estabelecimentos localizados na área central da cidade, onde se concentra a maior parte do fluxo de visitantes.
Uma estimativa aproximada aponta o funcionamento de mais de 200 hotéis, pousadas e similares na cidade. Outros 13 estão em fase de construção. Já os restaurantes passam de 300, dos mais variados portes e perfis.
Em mensagem compartilhada nas redes sociais, o prefeito gramadense Nestor Tissot frisou mencionou a iniciativa como “uma paralisação momentânea. por seis meses, para reestudar e olhar melhor os caminhos do crescimento da nossa cidade”.
Fonte: O Sul