45 hospitais universitários terão ação conjunta no sábado para reduzir fila por cirurgias no SUS

Em entrevista nesta quarta-feira, 2 de julho, para o Jornal da Manhã, da Rede Globo, em Salvador (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Governo Federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5/7) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Vai ter uma ação em nível nacional de todos os hospitais universitários fazendo cirurgia no povo brasileiro para diminuir a fila das pessoas que esperam. Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro”, disse o presidente. Batizado de Mutirão Agora Tem Especialistas, a ação envolve 45 hospitais federais universitários de todas as regiões. Estão previstos mais de 7 mil atendimentos, com mil cirurgias, 1,2 mil consultas e 5,5 mil exames.
Lula lembrou que o Governo tem trabalhado desde o início de 2023 para levar mais saúde aos brasileiros e citou a importância do Agora Tem Especialistas, lançado no fim de maio. A iniciativa possibilita que o Ministério da Saúde use toda a estrutura do país, pública e privada, para aumentar a capacidade de atendimento. O objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes, gargalo histórico que se agravou com a pandemia da Covid-19.
“Estamos trabalhando agora num conjunto, inclusive com os hospitais particulares, para que a gente consiga fazer com que em menos de 30 dias a pessoa possa fazer os exames de que precisa. Se eu for ao médico e ele pedir um especialista, tem que ser imediato. Se ele pedir uma radiografia, tem que ser rápido. Precisamos garantir o especialista e a máquina para radiografia, ressonância, tomografia. O brasileiro tem que ter esse direito”.
PRIMEIRA REUNIÃO – O Comitê de Acompanhamento do Agora Tem Especialistas iniciou as atividades nesta terça-feira (1/7). Formado por 14 entidades, além do Ministério da Saúde, o colegiado realizou a primeira reunião, onde foi apresentado um panorama do programa, após um mês de lançamento. Entre os destaques estão a ampliação dos turnos de atendimento na rede pública e em hospitais privados credenciados; o lançamento do Super Centro para Diagnóstico do Câncer, voltado ao rastreio e agilidade no diagnóstico oncológico; o edital Mais Médicos Especialistas, para a ampliação da formação e oferta de médicos especialistas; e o novo modelo de parceria com hospitais privados e filantrópicos, que agora podem ofertar serviços ao SUS em troca de compensação por crédito financeiro.
FARMÁCIA POPULAR – O presidente lembrou também outro programa fundamental ligado à saúde: o Farmácia Popular. “Antigamente a pessoa morria com a receita em cima do criado, porque não podia comprar remédio. A gente começou a dar 41 remédios de graça no Farmácia Popular para que ninguém morra por falta de remédio”, frisou Lula.
100% GRATUITO – Desde fevereiro, o Farmácia Popular passou a oferecer gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos à população brasileira. O programa atende 12 contempla remédios para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
INSPEÇÕES – O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (1/7), uma ação nacional para inspecionar a distribuição de medicamentos e demais itens do Farmácia Popular. O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) fará visitas técnicas a 100 farmácias cadastradas em 58 municípios, de 21 estados. A medida marca a retomada das visitas presenciais nas ações de fiscalização do programa, interrompidas em 2021. Os estados com maior número de farmácias a serem vistoriadas incluem São Paulo (18), Pernambuco (13), Rio Grande do Sul (10), Bahia (8) e Rio de Janeiro (7). A nova abordagem visa prevenir e acelerar a apuração de possíveis irregularidades na oferta dos produtos, a partir de inspeções in loco.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República