Indústria gaúcha registra crescimento pelo segundo mês seguido, mas cenário ainda é de cautela

A indústria do Rio Grande do Sul registrou crescimento pelo segundo mês consecutivo, o que não ocorria desde novembro de 2024. O IDI-RS (Índice de Desempenho Industrial) subiu 3,6%, em maio, na comparação com abril, após alta de 1,3% no mês anterior. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (8), pelo Sistema Fiergs.
Apesar do avanço, o setor adota uma postura de cautela. “O momento mais desafiador pode ter ficado para trás, mas o cenário ainda merece atenção. As incertezas fiscais e os juros elevados dificultam o acesso ao crédito e adiam investimentos, o que torna uma recuperação consistente pouco provável. Estamos em um momento de estabilidade”, avalia o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier.
O desempenho positivo em maio foi impulsionado, principalmente, por um salto de 8,7% nas compras industriais — maior contribuição para o crescimento do índice no mês. Também houve avanço no faturamento real (1,6%), nas horas trabalhadas na produção (3,9%) e no emprego (0,9%), todos com variações positivas pelo segundo mês consecutivo. A utilização da capacidade instalada também cresceu, passando de 78% para 79,6%.
Por outro lado, a massa salarial real teve queda de 0,5% no período, o único recuo entre os indicadores mensais.
Fonte: O Sul