Justiça condena candidato a prefeito nas eleições de 2024 em Frederico Westphalen

A Justiça Eleitoral condenou um dos candidato ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024, em Frederico Westphalen, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. O caso foi jugado nessa segunda-feira a partir de ação de investigação judicial eleitoral ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral,
A investigação realizada pelo MP Eleitoral, com o apoio da Polícia Civil, demonstrou que o candidato, que era vice-prefeito municipal na época do pleito, realizou massiva distribuição de vales-combustível em troca de voto e apoio político a sua coligação.
Conforme apurado, apenas no dia 5 de outubro de 2024, véspera das eleições municipais, teriam sido realizados pelo menos 78 abastecimentos em um posto de combustíveis de Frederico Westphalen ligado ao candidato, mediante a utilização de 201 vales-combustível, totalizando 1.407 litros de combustível distribuídos aos eleitores.
Ainda que o candidato não tenha sido eleito no pleito de 2024, a sentença, ao reconhecer a prática dos atos ilícitos durante as eleições, aplicou a sanção de inelegibilidade ao réu, pelo prazo de oito anos, e multa no valor de R$ 20 mil.
Segundo o promotor eleitoral Thiago Luís Reinert, responsável pela investigação, “trata-se de decisão paradigmática, que reconhece não apenas o trabalho realizado pelas instituições e órgãos que atuaram para garantir a lisura e a higidez do pleito eleitoral, mas também a necessidade de exemplar punição àqueles que atentam contra os princípios e valores democráticos”.
Fonte: O Sul