Chuva retorna ao RS nesta quarta-feira; confira a previsão do tempo

Após dois dias com temperaturas acima da média para o mês de julho, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 16, e começa a mudar o tempo no território gaúcho.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o sol aparece com nuvens em quase todo o Estado, embora em pontos do Sul e do Leste gaúcho, perto das lagoas, parte do dia ainda tenha cobertura de nuvens baixas ou nevoeiro.
Contudo, a frente fria trará chuva da tarde para a noite no Oeste e à noite na Campanha, Sul e parte do Centro do RS. Os meteorologistas ainda afirmam que com a frente se aproximando, ar quente ingressa e traz uma tarde de temperatura alta para esse período do ano na Metade Norte, com máximas elevadas, especialmente, nos vales e na Grande Porto Alegre.
Conforme o prognóstico, nesses regiões, durante a tarde municípios podem ter temperaturas perto ou ao redor dos 30ºC.
Porto Alegre e Caxias do Sul terão mínima de 12ºC e máximas de 28ºC e 25ºC, respectivamente. Ausentes deve ter marcas entre 2ºC e 20ºC e Vacaria entre 7ºC e 22ºC. Já em Santa Cruz, os termômetros devem ter registros de 13ºC a 29ºC.
Já em cidades onde a chuva deve chegar, em Uruguaiana a temperatura oscila entre 11ºC e 24ºC e Rio Grande 11ºC a 20ºC. Confira o mapa abaixo:

O que esperar da frente fria
Segundo a MetSul, entre a madrugada e a manhã da quinta-feira, 17, o sistema traz instabilidade com muitas nuvens e chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive para a Grande Porto Alegre que deve ter a mudança do tempo entre o fim da madrugada e o começo da manhã da quinta.
No decorrer da quinta, espera-se melhora do tempo no Oeste e no Sul, mas no Sul a melhoria será temporária porque deve voltar a chover com a circulação de umidade de uma área de baixa pressão.
Esta baixa pressão, que acompanha a frente fria, provocará vento moderado com rajadas por vezes no ingresso de ar mais frio amanhã, o que trará não só temperatura, mas também sensação térmica baixa.
Na sexta-feira, o tempo firma em grande parte do Rio Grande do Sul, mas a baixa pressão na costa ainda traz chuva isolada em pontos da Metade Leste gaúcha, que se alternará com sol em vários pontos.
Conforme a MetSul, os dados, em geral, indicam que esta frente, que se reitera não é intensa, deverá causar chuva com volumes baixos na maioria das localidades. Assim, não se repete o cenário de junho de sistemas trazendo altos volumes com cheias de rios.
Os volumes tendem a ficar abaixo de 20 mm a 30 mm na maior parte dos municípios com os maiores acumulados no Oeste, Centro e o Sul gaúcho. Como a frente não será intensa, o risco de ocorrência de tempo severo é baixo.
No entanto, haverá ar quente na dianteira do sistema frontal, o que não permite se descartar a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical com alguma ocorrência localizada de temporais.
Fonte: CP