Grêmio busca “remontada” contra o Alianza Lima para avançar às oitavas da Sul-Americana

A noite desta quarta-feira poderá ser marcante na vida centenária do Grêmio. Além de ser o primeiro jogo em casa após a compra da gestão da Arena, o Tricolor tem a chance de conseguir uma “remontada” importante contra o Alianza Lima para seguir vivo na competição que pode render o único título que falta na gloriosa galeria do clube. Para isso, a partir das 21h30min, os gaúchos precisam vencer por três gols de diferença para avançar no tempo normal às oitavas da Copa Sul-Americana. Uma vitória por dois gols de diferença leva a decisão aos pênaltis. Já os peruanos podem perder por até um gol de diferença para seguirem vivos no torneio continental.
Para esse duelo, Mano Menezes pode colocar uma equipe mais ofensiva em campo. Após o empate com o Vasco por 1 a 1, em São Januário, o treinador indicou essa possibilidade: “Vamos escolher uma maneira em termos de formação que privilegie mais a última parte do que a primeira. Também sabemos que não podemos abrir mão de defender bem, porque temos que fazer gols e não sofrer. Mas acho que podemos ser o Grêmio da última parte, sim. É esse que estamos perseguindo há mais tempo e vamos chegar lá”.
Com esse pensamento, Mano tem boa chance de desfazer o esquema com três volantes, que foi utilizado em Lima, na última quarta-feira, e também no Rio de Janeiro, no último sábado. Contestado pelas últimas atuações, Cristaldo pode voltar a receber uma oportunidade. A outra alternativa é Riquelme, de 18 anos. O garoto foi elogiado pelo técnico na entrevista coletiva após o empate com o Cruzmaltino. Na fase de grupos da Sul-Americana, ele marcou o gol na vitória sobre o Sportivo Luqueño na Arena por 1 a 0.
Miguel Monsalve é desfalque confirmado. O meia colombiano vai passar por uma cirurgia, após luxação no ombro direito, para a correção de uma instabilidade glenoumeral, na noite desta quarta-feira, no hospital Moinhos de Vento. A lesão foi sofrida na derrota para o Alianza Lima por 2 a 0, em Lima. A cirurgia será conduzida por especialista em ombro referência do Hospital, com acompanhamento de ortopedista do clube gaúcho. A expectativa é de que o jogador possa retornar aos gramados entre dois e três meses. Ou seja, entre setembro e outubro, podendo disputar a reta final do ano.
A grande expectativa para reverter essa desvantagem está no comando de ataque: Martin Braithwaite. De contrato renovado até o final de 2027, o centroavante dinamarquês é o artilheiro do Tricolor neste ano: são 13 gols em 27 partidas. A última vez que balançou as redes foi no empate com o Corinthians por 1 a 1, na Arena, no dia 12 de junho. Ao lado dele, o garoto Alysson e Cristian Olivera devem compor o sistema ofensivo.
Para derrotar os peruanos, o Grêmio também contará com o apoio maciço do seu torcedor. Até o início da tarde de terça-feira, mais de 25 mil ingressos já haviam sido vendidos. Com preços bem mais acessíveis, os setores da Arquibancada Norte, Gramado Leste, Gold Oeste e Superior Norte já estão esgotados. A expectativa é de casa cheia, com pelo menos 40 mil torcedores para empurrar o Tricolor nessa missão na Copa Sul-Americana.
Copa Sul-Americana – Playoffs (Volta)
Grêmio
Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Villasanti, Dodi e Cristaldo (Riquelme); Alysson, Cristian Olivera e Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
Alianza Lima
Guillermo Viscarra; Guillermo Enrique, Carlos Zambrano, Renzo Garcés e Miguel Trauco; Erick Noriega, Fernando Gaibor, Eryc Castillo, Kevin Quevedo e Sergio Peña; Paolo Guerrero. Técnico: Néstor Gorosito
Árbitro: Dário Herrera (ARG-Fifa)
Assistentes: José Savorani (ARG-Fifa) e Sebastián Rainieri (ARG-Fifa)
VAR: Jorge Baliño (ARG-Fifa)
Data e hora: 23 de julho, quarta-feira, às 21h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Fonte: CP