Prefeitura de Tapejara garante, em articulação com o Governo do Estado, investimento histórico para o Hospital Santo Antônio

A Prefeitura de Tapejara, por meio da articulação da gestão Big-Gipe junto ao Governo do Estado, assegurou dois investimentos significativos para o Hospital Santo Antônio. Os anúncios foram realizados na segunda-feira (4), durante solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Programa Assistir amplia recursos ao hospital
O primeiro anúncio ocorreu durante a assinatura do convênio do Programa Assistir, que assegura incremento anual de R$ 1.518.000,00 ao Hospital Santo Antônio. O documento foi assinado pelo prefeito Evanir Wolff (Big), pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e pelo presidente do hospital, Sirinei Panizzon. O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, também esteve presente. Os recursos serão destinados ao pagamento de serviços de saúde e possibilitarão a ampliação das especialidades médicas oferecidas à população.
A conquista é resultado de tratativas iniciadas em janeiro de 2025, quando o prefeito Big buscou apoio do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, para viabilizar a habilitação da unidade no programa estadual. Desde então, foram realizadas reuniões com o Executivo Estadual e a Secretaria da Saúde. O secretário Gilmar Sossella teve participação decisiva na articulação política que culminou na efetivação do repasse e esteve presente no ato, reforçando o compromisso com a saúde regional.
Avançar Mais viabiliza ampliação do HSA
O segundo anúncio confirmou o repasse de R$ 4.811.264,00, por meio do Programa Avançar Mais na Saúde, destinado à primeira etapa do projeto de ampliação do Hospital Santo Antônio. O projeto foi elaborado na gestão dos ex-presidentes Josué Girardi e Rogério Zimmermann Döring, com base em demandas da comunidade, e aprovado após análise técnica do Estado. A atual Administração Municipal deu continuidade ao processo, articulando reuniões com o Executivo Estadual, a Secretaria da Saúde e a direção do hospital.
O plano prevê a construção de 3.128,33 m² de nova área física, incluindo 36 novos leitos, UTI com 10 leitos, serviços de quimioterapia, hemodiálise, centro cirúrgico com duas salas, central de materiais esterilizados, ampliação do setor de diagnóstico por imagem, melhorias na urgência e emergência e futura aquisição de equipamento de ressonância magnética.
União e compromisso
Segundo o prefeito Big, as conquistas são resultado da união e do diálogo institucional. “Grandes projetos só se concretizam com liderança, articulação e trabalho conjunto. Não é momento de buscar protagonismo individual, mas de somar forças. Quando caminhamos juntos, conseguimos atender melhor a população”, destacou.
Ele afirmou ainda que a prioridade da gestão é fortalecer os serviços de saúde. “Os anúncios feitos hoje demonstram que estamos no caminho certo, garantindo recursos e ampliando a estrutura hospitalar para oferecer atendimento de qualidade a Tapejara e toda a região”, completou.
Lideranças presentes
Também participaram dos eventos o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), o procurador-geral do município, Leonardo Frigeri, os vereadores Jackson Geisel da Silva, Josemar Stefani e André Rodrigues da Silva, além de secretário, coordenadores e servidores da Administração Municipal.
Estiveram presentes, ainda, integrantes da direção do Hospital Santo Antônio: presidente Sirinei Panizzon, o vice-presidente Altemir Abido, o superintendente Guilherme Tybusch, o tesoureiro Renato Marcolin e os suplentes do conselho fiscal Diego de Oliveira e Elton Sandini.
Fonte: Prefeitura de Tapejara