Mercado aguarda anúncio do plano de contingência para empresas exportadoras

Cargo ship carrying several containers on the waters of the sea of rio de Janeiro, Brazil

Como se não bastasse a tensão em torno do anúncio do IPCA de julho na próxima terça-feira, 12, a área econômica terá ainda o anúncio das medidas de combate aos impactos da tarifa de 50% implantada pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. Na semana passada, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, destacou que a prioridade do Executivo é não retaliar os Estados Unidos, mas ampliar o número de setores excluídos da tarifa.

“A prioridade não é retaliar, a prioridade é resolver, procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, que fiquem fora dessa questão da tarifa que entendemos extremamente injusta. Aliás, com base jurídica totalmente fraca, porque eu não posso fazer política regulatória baseada em questões de natureza política partidária”, disse.

O vice-presidente, aliás, participará nesta segunda-feira, 11, de dois eventos em São Paulo ligados a exportações. O primeiro será o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio, enquanto o segundo será o novo Programa de Qualificação para Exportação, voltado à região metropolitana de São Paulo.

Na agenda da semana consta ainda a apresentação, pelo Ministério da Fazenda, de um estudo sobre o impacto do Plano de Transformação Ecológica enquanto no encerramento da semana está prevista a divulgação do Relatório de Garantias Honradas pelo Tesouro Nacional referente a julho.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com