Inter encara o Flamengo no Maracanã com a missão de voltar vivo

O Inter entra em campo nesta quarta-feira à noite, às 21h30min, no Maracanã, para enfrentar o Flamengo no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores. E o contraste entre os clubes não poderia ser mais evidente. De um lado, o time considerado o mais rico do Brasil, dono do melhor elenco do país e que, só na última janela, investiu cerca de R$ 280 milhões para contratar nomes como Emerson Royal (ex-Milan) e Samuel Lino (ex-Atlético de Madrid), entre muitos outros. Do outro, um clube em crise financeira que fez contratações “pontuais” e comedidas, tentando respeitar as suas limitações orçamentárias. Mas, apesar das dificuldades, a delegação colorada deixou Porto Alegre com uma missão: voltar vivo para decidir a vaga na próxima quarta-feira, no Beira-Rio. E, no esporte mais imprevisível do mundo, isso não é impossível.
A temporada recente não tem sido das mais generosas com o Colorado. Depois de quatro jogos sem vitórias e uma eliminação dolorida na Copa do Brasil para o Fluminense, o time reencontrou o caminho do triunfo ao vencer o Bragantino no último sábado, no Brasileirão, por 3 a 1. Resultado que, de quebra, ajudou a garantir a permanência de Roger Machado, antes alvo de vivos questionamentos.
Além disso, a partida serviu para o técnico encontrar novas soluções para a equipe. A principal é Ricardo Mathias, que entrou em Bragança Paulista e marcou dois gols, aplainando o caminho até a vitória. Aos 19 anos, o centroavante deve ganhar uma sequência no time, desbancando os consagrados Valencia e Borré, que não vinham marcando gols e viraram alternativa no banco de reservas. Além disso, Alan Rodríguez deu mais dinamismo ao meio-campo e Tabata transformou-se em auxiliar de Alan Patrick no meio.
Roger, por outro lado, tem desfalques. Mercado e Carbonero, ambos lesionados, ficaram em Porto Alegre. O atacante até teria alguma chance de retornar a tempo de jogar no Beira-Rio, na próxima quarta-feira, mas o zagueiro nem isso. Richard, por outro lado, cumpriu o protocolo após sofrer uma pancada na cabeça e também está à disposição. A sua utilização desde o início da partida, considerando que ele dá maior solidez defensiva ao time que Thiago Maia, não pode ser descartada, embora não seja uma tendência.
Com as mudanças, o Inter melhorou, dando esperanças à torcida, que aguardou a equipe colorada ontem com promovendo as “ruas de fogo” em pleno Rio de Janeiro. Mas o Flamengo ainda é o favorito na luta por uma vaga na próxima fase. No único jogo entre os dois times na temporada, na primeira rodada do Brasileirão, houve um empate por 1 a 1 também no Maracanã. Agora, porém, o jogo é decisivo, inclusive para o clube carioca, que aposta as suas fichas em mais um título da principal competição sul-americana.
O duelo, porém, começa aberto.
LIBERTADORES DA AMÉRICA – OITAVAS DE FINAL
Flamengo: Rossi, Alex Sandro, Léo Pereira, Léo Ortiz, Emerson Royal; Allan, Jorginho, Samuel Lino, Saúl, Plata; Pedro. Técnico: Filipe Luís.
Inter: Rochet; Braian Aguirre, Vitão, Juninho, Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodriguez; Bruno Tabata, Alan Patrick, Wesley; Ricardo Mathias. Técnico: Roger Machado.
Arbitragem: Dario Herrera (ARG), auxiliado por Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG). VAR: Hernán Mastrángelo (ARG). Local: Maracanã. Início: 21h30min.
Fonte: CP