Inter: diante de ‘overdose de Flamengo’, Roger prepara estratégia para dois jogos

Parece exagero, e até é, mas também é a pura verdade: Inter e Flamengo estão vivendo praticamente um relacionamento de convivência diária. Serão três confrontos em apenas uma semana. O primeiro, na quarta-feira à noite, no Maracanã, terminou com vitória carioca por 1 a 0, deixando o time de Roger Machado com a missão de vencer no Beira-Rio, na próxima quarta-feira, por dois gols ou mais para avançar às quartas de final da Libertadores. Em caso de vitória por apenas um gol, a decisão da vaga ocorrerá em cobranças de pênaltis
No meio dessa maratona, está o segundo capítulo da série, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. E aí entra a estratégia “combo” de Roger: planejar os dois próximos jogos como parte de um mesmo roteiro. Em outras palavras, é praticamente certo que alguns titulares ficarão de fora do jogo de domingo para chegarem inteiros ao duelo decisivo pela Libertadores. Ambas as partidas são no Beira-Rio, fator que beneficia o Inter.
O contexto ajuda a entender. No Campeonato Brasileiro, o Inter já não luta por título — o objetivo do momento é garantir uma campanha digna, sem sustos. Se subir um pouco mais na tabela, será possível mirar também uma vaga na competição sul-americana. Já na Libertadores, o sonho de ficar com troféu ainda existe. O Flamengo, por sua vez, vive outra realidade: além de seguir na briga pela taça continental, é o líder do Brasileirão e quer manter o topo da tabela. Portanto, tem, em tese, mais a perder que o Inter no duelo deste domingo.
Assim, enquanto os rubro-negros tentam manter a atenção nos dois campeonatos, o Inter joga com a calculadora e o calendário na mão — e com a esperança de que, no encontro mais importante da sequência de três jogos, a conta feche a seu favor.
“A dificuldade é identificar o próximo passo. Cada um (ele e seu colega, Filipe Luís) vai adotar o seu planejamento, pensando no jogo da próxima quarta-feira. Então, mais uma vez vamos ter que criar cenários para como as coisas vão acontecer no final de semana. Por outro lado, teremos bastante ferramenta para trabalhar, bastante material para trabalhar os próximos jogos. O Brasileirão é importante, mas veremos quem estará recuperado até domingo”, afirmou Roger Machado, ainda no Maracanã, após a derrota por 1 a 0.
Mesmo que Filipe Luis opte por também escalar uma equipe mista ou reserva, é visível que possui um elenco com mais alternativas de qualidade. Portanto, não sofreria tanto. Roger, por sua vez, terá que buscar uma solução para não enfraquecer muito o time que mandará a campo no domingo. Afinal, uma derrota sempre é ruim.
O grupo colorado voltou do Rio de Janeiro logo depois do jogo, ainda na madrugada de ontem. À tarde, os jogadores já estavam no CT Parque Gigante. Os reservas trabalharam fisicamente sob os cuidados do preparador físico Paulo Paixão, enquanto os titulares fizeram um treino especial de recuperação física.
Fonte: CP